Identidade corporativa é tudo o que a empresa é: o conjunto de características que,
combinadas, fazem com que a empresa (ou o profissional) seja única, especial,
diferente das outras.
Quando a identidade corporativa é bem definida e comunicada, tanto o mercado como o
público sabem o que esperar da empresa em determinadas situações. Por exemplo: se
ocorre um erro qualquer em um procedimento de uma empresa que transmite seriedade
e ética, a primeira reação da parte afetada é concluir que o erro não foi proposital e que
o problema será resolvido da maneira mais justa para todos os envolvidos. Se a
empresa tem atitudes ambíguas e sua identidade não é bem clara, as conclusões
podem ser bem diversas: que o erro foi proposital e que a empresa quer tirar vantagem
do ocorrido, que a luta será árdua até que os direitos sejam garantidos e os prejuízos
ressarcidos. Pensamentos menos nobres passarão pela cabeça das pessoas e as
conseqüências poderão levar o incidente muito além das suas dimensões originais…
Além de credibilidade, a identidade também serve para definir claramente o diferencial
competitivo. Existem amigos seus que chamam atenção por fazer alguma coisa bem:
Ingo se destaca por sua capacidade de planejamento e análise de sistemas; Adoniran é
lembrado como um bom administrador, que sabe lidar com pessoas; Allan é uma
pessoa prestativa, sempre pronta a ajudar.
Com as empresas, ocorre algo semelhante: quando se pensa em design, a primeira
empresa que vem à mente é a Apple Computadores; você quer qualidade? Mercedes-
Benz; respeito ao meio ambiente remete à empresa de cosméticos Natura, e por aí vai.
Em resumo: a identidade corporativa nada mais é do que a marca, o conteúdo e a
embalagem de uma empresa inteira. E o conhecimento e domínio dessa identidade é o
primeiro passo essencial para que a empresa possa se diferenciar das outras.