O cliente é um dos fatores mais importantes em seu negócio. Se você está levando a sério a venda de seus serviços, você precisa entender o que esse cliente está procurando e como alcançá-los.
Com isso, defina quem realmente é o seu público alvo. O cliente pode ser um estranho que precisa de sua ajuda com um problema, ou podem ser seus amigos que querem fazer você feliz.
Independentemente disso, eles ainda são clientes e precisam ser tratados de acordo.
Aqui estão algumas maneiras de abordar o cliente no processo de vendas:
Defina as necessidades de seu cliente
Depois de ter as necessidades e os desejos do cliente, é hora de colocar essas necessidades em palavras. Isto pode ser feito em qualquer formato que você queira, mas é sempre melhor do que olhar para um problema e depois tentar resolvê-lo você mesmo. O cliente quer saber quais são seus problemas e quais os problemas que podem ser resolvidos para ele. Aqui estão algumas maneiras de abordar o cliente:
Mostre-lhes o que você tem a oferecer
Para mostrar ao cliente o quanto você sabe exatamente o que ele precisa e quer. Você pode dizer, por exemplo, que é um médico que pode tratar de problemas de saúde mental, ou pode dizer que você sabe o que as crianças precisam para prosperar. Os clientes querem saber o que você tem a oferecer para que eles possam tomar uma decisão informada.
Explique o problema que você está resolvendo para eles
Isto pode parecer simples, mas não é. Na verdade, é muito difícil para os clientes entenderem.
A maioria deles tem um problema com o que você tem a oferecer, mas não conseguem enxergar a resolução. Portanto, você tem que explicar o problema que você está resolvendo para eles. Isto pode ser na forma de uma declaração detalhada do problema ou de uma abordagem detalhada de solução de problemas.
Pedir feedback ou fazer perguntas
O cliente pode pensar que não precisa se preocupar com seus conselhos, mas pode ser depois de alocar seu tempo e energia a outros produtos. Portanto, é uma boa idéia oferecer uma variedade de opções de feedback. Talvez você possa perguntar a seus clientes o que eles acham útil e o que não acham, e então oferecer uma variedade de maneiras de obter esse feedback.
Conclusão
As relações com os clientes são coisas complicadas. Pode ser muito fácil se dar bem com um e amigável, ou pode ser completamente diferente. A chave para construir um relacionamento duradouro com o cliente é entender os problemas dele e o que os faz funcionar. Se você não o fizer, não conseguirá que eles façam compras ou encaminhem outros para o seu negócio. De fato, se os clientes que você recebe não estiverem satisfeitos com o que você tem a oferecer, então você nunca será capaz de fazer crescer seu negócio. Portanto, é importante entender o que faz as pessoas felizes, e o que as faz pensar que podem gostar de seu produto ou serviço. Então, uma vez que você tenha uma boa compreensão de seu cliente, você será capaz de criar um discurso de vendas eficaz que terá em mente qualquer cliente que eles precisem para tomar uma decisão informada.