- Com o surgimento do WhatsApp, a possibilidade de realizar troca de mensagens online em qualquer lugar do mundo tornou-se possível e um sucesso em todos os lugares.
- Empresas passaram a enxergar o potencial da ferramenta de comunicação e tornou-se um dos maiores canais de vendas e comunicação entre empresas e clientes.
- As empresas têm buscado estabelecer uma comunicação de qualidade com seus consumidores e a tecnologia tem se desenvolvido para isso.
WhatsApp Business:
- O WhatsApp Business é uma versão para pequenas, médias e grandes empresas que gerencia volumes moderados de solicitações de clientes e conversas automatizadas.
WhatsApp Business API:
- A ferramenta WhatsApp Business API foi lançada em 1º de agosto de 2018 como uma solução para empresas de médio e grande porte.
- O objetivo é facilitar o trabalho das empresas com uma ampla base de contatos de diferentes regiões, suportando o envio diário de milhares de mensagens com resposta mais eficaz e ágil.
- O serviço consiste em uma tecnologia disponibilizada pelo WhatsApp para integração da plataforma com outras funções, melhorando o atendimento e relacionamento com clientes via rede.
- A ferramenta é uma forma de integrar e facilitar a comunicação de empresas de médio e grande porte com seus clientes.
- Além disso, a ferramenta é prática, já que não é necessário cadastrar vários números no WhatsApp para cada atendente, otimizando o atendimento ao cliente e diminuindo chances de erro.
Aplicação de Chatbots:
- Um dos maiores exemplos de aplicação de automatização do atendimento via WhatsApp é através do uso de Chatbots
Utilizando a ferramenta WhatsApp Business API, é possível fazer atendimentos digitais em alta escala sem precisar estar em um único dispositivo.
A ferramenta é uma solução para empresas de médio e grande porte que querem integrar e facilitar a comunicação com seus clientes.
Customização
Com a API do Whatsapp, é possível customizar a conversa com o seu cliente de acordo com a necessidade de cada um. É possível adicionar informações como nome do contato, assinatura da empresa e até mesmo uma mensagem de boas vindas personalizada.
Integração com outras plataformas
Com a API, é possível integrar o seu Whatsapp comercial com outras plataformas de atendimento, como o CRM, o e-commerce ou o próprio site da empresa. Isso facilita a gestão dos dados dos seus clientes, já que tudo estará em um só lugar.
Melhora no relacionamento com o cliente
O uso da API do Whatsapp proporciona uma comunicação mais rápida e eficiente com o seu cliente, o que melhora a relação deles com a sua empresa. Além disso, a possibilidade de enviar mensagens automáticas, por exemplo, aumenta a sensação de atenção e carinho da empresa com seus clientes.
Aumento das vendas
Com uma comunicação mais rápida e eficiente, o tempo de atendimento ao cliente é reduzido, aumentando a probabilidade de realizar uma venda. Além disso, a possibilidade de usar Chatbots para atender a grandes demandas, também aumenta as chances de fechamento de vendas.
O uso da API do Whatsapp é uma ótima forma de aprimorar o atendimento e vendas digitais da sua empresa. Com a possibilidade de customização, integração com outras plataformas, melhora no relacionamento com o cliente e aumento das vendas, sua empresa poderá ter uma comunicação mais eficiente com seus clientes.
Redução de custos
Ao utilizar a API do WhatsApp Business é possível automatizar algumas tarefas de atendimento, como a triagem de demandas simples, ajudando a reduzir os custos com mão de obra e aumentar a eficiência do atendimento. Além disso, com a integração com outras ferramentas de atendimento, é possível ter uma visão mais completa e estratégica do seu negócio, evitando erros e desperdícios.
Maior engajamento com o cliente
O WhatsApp é um aplicativo utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, o que torna sua presença na plataforma importante para sua empresa. Além disso, a possibilidade de oferecer um atendimento mais rápido e eficiente, além de uma interação mais direta com o cliente, ajuda a aumentar a satisfação e o engajamento destes com a sua marca.
Melhoria da imagem da marca
Ao oferecer um atendimento de qualidade e eficiente, é possível melhorar a imagem da sua marca na mente dos clientes, aumentando a sua credibilidade e a fidelidade destes. Além disso, a possibilidade de integrar a plataforma de atendimento com as suas estratégias de marketing ajuda a fortalecer sua presença digital e a sua imagem de marca.
a API do WhatsApp Business é uma ferramenta importante para sua empresa, pois oferece uma série de benefícios, como automatização de tarefas de atendimento, redução de custos, maior engajamento com o cliente, melhoria da imagem da marca e geração de relatórios de atendimento. Ao utilizá-la, sua empresa estará a frente da concorrência, oferecendo um atendimento de qualidade e eficiente aos seus clientes.
Principais cuidados com a ferramenta Pagebot para estar atento Com certeza, a ideia de que você pode perder listas de clientes, possíveis vendas e contatos, definitivamente não é legal. Por isso, atenção aos próximos pontos:
Busque empresas especializadas
Siga os protocolos e Termos do WhatsApp API Não esqueça também que é importante que você utilize plataformas de atendimentos digitais vinculadas ao API. Esse tipo de ferramenta permite que você tenha uma organização e uma melhora no desempenho da suas vendas e atendimentos digitais.
Sem falar que ferramentas como o Pagebot funciona muito bem com o WhatsApp Business API, fazendo com que você não precise se preocupar com banimento ou com bloqueios. Caso isso aconteça, mesmo você fazendo todos os procedimentos corretos, você pode recorrer e vencer com muita tranquilidade, já que esse tipo de mecanismo possui muita segurança.
Assim, usar ferramentas de qualidade implantadas por empresas homologadas pelo WhatsApp Business API é necessário para ter mais segurança e despreocupação no seu atendimento.
É importante salientar também que o seu atendimento deve ser de ótima qualidade. Caso contrário, usuários também podem reportar a sua marca, caso sejam desrespeitados em atendimentos. Tente deixar o seu time alinhado e preparado para que situações desagradáveis como essa não aconteçam.
Busque seguir essas práticas e com certeza você terá mais segurança e comodidade para o seu atendimento.
O Pagebot está aqui para impactar nas suas vendas e nos seus atendimentos digitais. Entre em contato e para conseguir ter resultados melhores nas suas vendas em diversos canais diferentes de atendimento.
Como implantar o WhatsApp API?
Com a versão API você tem acesso a diversas funcionalidades e vantagens. Lembrando: algumas delas só estão disponíveis para quem utiliza a versão oficial, que proporciona mais segurança para o seu atendimento.
Mais de um usuário atendendo ao mesmo tempo
Atendimento mais ágil e automatizado
Indicadores de atendimento
Segurança para o seu número
Base de clientes qualificada
Agora que você já sabe as principais vantagens de adquirir o WhatsApp API, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Integração da ferramenta Pagebot:
Agora é hora de integrar a sua ferramenta de atendimento digital com o WhatsApp API. Escolha uma plataforma de atendimento que ofereça integração com o WhatsApp API e que possua as funcionalidades que você precisa para otimizar seu atendimento. A Pagebot é uma excelente opção nesse sentido, oferecendo uma ampla gama de funcionalidades e facilidade de uso.
Configuração e otimização da ferramenta Pagebot:
Depois de integrar a ferramenta Pagebot com o WhatsApp API, é hora de configurar e otimizar suas funcionalidades de acordo com as suas necessidades. É importante levar em consideração o perfil do seu público-alvo e as demandas do seu negócio para definir as melhores configurações. Além disso, é importante monitorar constantemente os resultados e realizar ajustes sempre que necessário para aprimorar ainda mais seu atendimento. Seguir esses passos ajudará você a implantar e aproveitar ao máximo as funcionalidades do WhatsApp API com a ferramenta Pagebot. Com um atendimento de qualidade e otimizado, sua empresa estará preparada para impactar positivamente no relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas.
Integração com outras plataformas:
Para utilizar o WhatsApp API de forma eficiente, a sua empresa vai precisar de uma plataforma de integração. Nós da Pagebot temos um time focado em oferecer soluções para relacionamento digital. Queremos te ajudar a encantar seus clientes com um atendimento mais humanizado, rápido e inteligente.
Construa conexões que transformam
Com a Pagebot você terá acesso a dashboards em tempo real, criação de chatbots sem códigos de programação, fluxos de automação de atendimento, inteligência artificial, análise de emoções e muito mais. Tudo integrado ao WhatsApp API.
Para informações detalhadas sobre a nossa plataforma, basta clicar aqui e entrar em contato com o nosso time de especialista em atendimento digital. Estamos preparados para te oferecer soluções inovadoras, práticas e inteligentes.
Padronização do atendimento:
Se você chegou até aqui, estamos no caminho certo para um atendimento de qualidade. Com o WhatsApp API implantado, é hora de padronizar o seu atendimento seguindo as regras do aplicativo, que foram desenvolvidas para proteger a sua conta.
Esse processo deve ser feito com atenção, avaliando o perfil do seu cliente. Entenda o que ele espera, quais as suas necessidade e, depois, automatize as principais demandas.
Dicas importantes
Template
Mensagem que é enviada para o início de uma conversa, caso a sessão de 24 horas esteja encerrada. A sessão é aberta novamente após o cliente responder o template.
Janela de 24h
Fique atento com a janela de 24h. Se o seu cliente não interagir nesse período, a conversa não pode continuar. Procure estratégias para que isso não aconteça. Um bom exemplo é solicitar informações práticas, ajudando o cliente desde o primeiro momento.
Selo verde:
O selo verde é uma possibilidade para a sua empresa. Esse é um bônus que traz mais credibilidade para a marca, garantindo que os seus clientes se sintam seguros durante o atendimento. O WhatsApp adota critérios específicos para a obtenção dessa certificação. A empresa precisa comprovar todos os pré-requisitos. Lembrando: ele não é obrigatório.
Pré-requisitos para o selo verde:
Marca reconhecida pelo mercado Uso de WhatsApp API Oficial Presença significativa no Facebook, com bom engajamento em posts Alto volume de mensagens recebidas pelo WhatsApp E mais, antes de tudo, para melhor entender sobre a integração e ferramentas do WhatsApp.
Pagebot
A Pagebot é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas do Pagebot
Dentro da plataforma do Pagebot, existe um funil de vendas projetado para otimizar o trabalho da sua equipe comercial. Com ele, você pode categorizar os clientes de acordo com as etapas pré-definidas pela sua empresa. A funcionalidade é personalizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como o histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, protocolo, etc.
Métricas de atendimento no Pagebot
O Pagebot possui um gráfico projetado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de TMA (Tempo Médio de Atendimento) e TME (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS no Pagebot
Ao final de cada contato, seu cliente responde a pergunta de satisfação: “Em uma escala de ótimo a péssimo, quanto você recomenda sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, site, e-mail, Instagram e Messenger). Além da pesquisa, o Pagebot também possui vários indicadores e painéis em sua plataforma que podem ajudar na gestão da sua equipe.
Acompanhe sua equipe
Com os indicadores certos, é possível resolver vários problemas de sua equipe e fortalecer pontos positivos. Com o Pagebot, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso:
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Tempo de espera;
- Pesquisa de satisfação.
Armazenamento de dados
Com o Pagebot, você tem todos seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24 horas por dia. Já imaginou armazenar suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados, é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma do Pagebot também armazena todas as conversas – por texto e por áudio – como uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time do Pagebot de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e ajudá-lo a ter informações corretas.
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse recurso pode ser usado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão. Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas no momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Um dos maiores diferenciais desta versão é que pode ser integrada a outras plataformas de atendimento e oferecer indicadores mais específicos. Trata-se de uma versão que abre portas para que as empresas tenham maior autonomia e possam aproveitar melhor cada função que o Pagebot API oferece às empresas.