O Omnichannel retailing é o conceito de venda de bens e serviços através de uma variedade de canais. Significa que uma empresa deve operar uma operação multicanal que oferece aos clientes a possibilidade de fazer compras através de vários modos diferentes: online, na loja, por telefone, ou qualquer outro canal que seja adequado para vender seus produtos. A intenção é dar aos clientes potenciais o maior número possível de opções para a compra de seus itens, para que eles se sintam obrigados a sair e comprá-los de você. Neste artigo, discutiremos o que são negócios omnichannel e por que eles são tão importantes para o seu sucesso como e-retailer.
O que é um negócio omnichannel?
Uma prática de varejo omnichannel é o uso das ofertas de uma empresa em todos os canais para maximizar as vendas e a fidelidade dos clientes. Em um modelo de negócios omnichannel, o varejista controla o processo de vendas, não o canal. Por exemplo, um varejista on-line controla o processo de vendas. Quando um cliente faz um pedido on-line, o varejista pode escolher entre enviar o produto imediatamente, ou esperar que um representante do cliente pegue o produto e depois o envie. O varejista também pode escolher se permite ao cliente pegar o produto em uma loja local, ou se deseja enviá-lo para a casa do cliente.
Por que um negócio omnichannel é importante?
Como o número de usuários da Internet continua a crescer e o comércio digital continua a se expandir, os varejistas tradicionais se verão cada vez mais confrontados com desafios de sua própria autoria. As vendas globais de varejo no comércio eletrônico cresceram a uma taxa de cerca de 48% em 2017, de acordo com as conclusões do Congresso Mundial de Varejo. Esta é uma taxa de crescimento impressionante, e não mostra sinais de desaceleração. Mas, é importante entender por que esses números são tão significativos. As atividades tradicionais de varejo se baseiam na presença física de uma loja. Esta presença física permite aos varejistas rastrear os clientes e coletar dados que podem ser utilizados para melhores estratégias de marketing e vendas. Com o crescimento das plataformas de comércio eletrônico e das compras on-line, os varejistas estão perdendo grande parte dessa coleta de dados.
Como construir um negócio omnichannel
Quando se trata de construir um negócio omnichannel, você tem algumas escolhas. Você pode começar do zero e construir uma nova plataforma de comércio eletrônico do zero, ou você pode adotar uma plataforma existente e integrá-la com uma variedade de outras plataformas. Os varejistas eletrônicos de maior sucesso são aqueles que constroem seus negócios omnichannel, ampliando as capacidades de suas plataformas existentes. Por exemplo, um varejista on-line pode ter uma forte plataforma de comércio eletrônico e um excelente website construído em Shopify. Mas, se o negócio também vende produtos através da Amazon e do eBay, a capacidade de acessar essas diferentes plataformas de forma transparente e sem problemas é a chave do sucesso. Quando se trata de construir um negócio omnichannel, o mais importante a entender é que você não precisa começar do zero. Adote uma plataforma de negócios omnichannel já existente e reestruture-a de acordo com suas necessidades. Você também pode utilizar módulos de terceiros, que oferecem funcionalidade adicional para seu negócio.
Conclusão
Há muito tempo os varejistas têm enfrentado o desafio de gerenciar múltiplos canais. No entanto, as empresas que começaram a utilizar todos os canais simultaneamente o fizeram a um custo muito menor. Seria muito caro abrir lojas, assim como contratar pessoal em vários locais para gerenciar todos os canais de vendas. Além disso, os varejistas também tinham que lidar com a gestão de estoque através de diferentes canais, o que era particularmente desafiador para os varejistas on-line. Agora, com o crescimento do comércio digital, o desafio para os varejistas é diferente. Os consumidores agora têm mais escolha e têm a capacidade de comparar preços e escolher entre uma variedade de produtos graças a uma variedade de canais. Em última análise, os varejistas devem entender que devem servir seus clientes da maneira que melhor se adapte às suas necessidades. Oferecer bens e serviços através de uma variedade de canais pode ser incrivelmente benéfico para os varejistas que procuram expandir seus negócios.